terça-feira, 31 de maio de 2016

O PAPEL DAS BIBLIOTECAS NA GESTÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIO PARA UMA UNIVERSIDADE DE INVESTIGAÇÃO


O tema acima exposto foi proferido na passada Sexta Feira no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane pelo professor catedrático Emir José Suaiden da Universidade de Brasília (Brasil) no âmbito da cerimónia de abertura do ano académico da Universidade Eduardo Mondlane referente ao ano de 2016.

O orador iniciou a sua alocução lembrando a comunidade estudantil presente no evento sobre a necessidade de a biblioteca estar disponível 24 sobre 24 horas de maneira que, a circulação de informação seja cada vez maior visto que vivemos numa sociedade de conhecimento na qual a informação é o principal veículo.

Dentre os vários pontos abordados, falou-se da relação entre os docentes e a biblioteca. Este ponto foi o mais interessante de todos, pois, segundo o orador, a razão da existência de uma biblioteca prende-se com a promoção da investigação científica de docentes e estudantes.

Em Moçambique há poucos usuários de bibliotecas, quer públicas, quer privadas, há quem diga que os docentes são os primeiros a não aceder as bibliotecas. Verdade ou mentira, o certo é que para muitos docentes, o conhecimento só é válido quando lhe é familiar, do contrário não serve. Por isso, poucos são os estudantes que se atrevem em levar para a sala de aulas teorias ou pensamentos que não sejam do conhecimento do docente.

Quanto a nós os estudantes, infelizmente não exploramos as bibliotecas como devia ser, embora haja razões do tipo as nossas bibliotecas parecem museus de livros visto que há mais referências bibliográficas antigas que recentes.

Portanto, em relação a necessidade de a biblioteca estar aberta 24 sobre 24 horas, eu penso que o magnifico reitor da UEM devia acatar, tomando em conta que é uma medida que visa o não encerramento da Biblioteca Central Brazão Mazula tal como fez-se com as bibliotecas das universidades portuguesas no período em que o ministro da Educação era Nuno Crato. 


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