terça-feira, 2 de setembro de 2014

UEM, a marca do ensino superior em Moçambique




                             
Em algumas conversas descontraídas nas quais tenho tido com os diferentes actores educativos de instituições do ensino superior que operam no país, tem havido uma corrente de opinião que defende com garra a ideia segundo a qual a UEM é a marca do ensino superior em Moçambique. Verdade ou mentira, o certo é que é trata-se de uma opinião, tal como as outras que são avançadas sem nenhuma base científica.

A ideia de uma marca é entendida como sendo um símbolo, modelo, padrão de um produto/serviço com vista a satisfação das necessidades primárias do cliente. Se se concordar com este tipo de posicionamento, então pode-se assumir que a UEM é a marca do ensino superior em Moçambique? Uma marca relaciona-se, também, com o nível de qualidade apresentado por um produto/serviço. Para o caso de uma instituição educacional, a qualidade pode ser entendida como sendo a postura dos estudantes e a eficácia dos serviços prestados pelos graduados visto que são produtos da UEM.

De frisar-se que a UEM é a primeira instituição a leccionar o ensino superior no país e que por meio disso já despoletou ao mercado de trabalho muito dos quadros que sempre ocuparam as altas posições nos sectores laborais, facto que lhe confere uma vantagem natural quanto às outras instituições existentes no país.

Actualmente assiste-se o aumento do número de graduados do nível médio que se mostra preocupado pela busca da qualificação superior, entretanto, as entidades competentes têm-se engajado no sentido de alastrar a acessibilidade do ensino superior.

O esforço empreendido se confunde com a política de massificação do ensino adoptada pela Frelimo logo após a independência de Moçambique em 1975. A garantia do acesso ao ensino superior aos moçambicanos é bom, pois, mentalizou-se de forma (in)consciente que o ensino superior é o meio mais eficaz que permite o rápido desenvolvimento de qualquer cidadão moçambicano.

A expansão exponencial das instituições do ensino superior que se verifica nos últimos tempos revela a clara incapacidade da UEM em proporcionar o maior acesso e sucesso aos estudantes que por lá se dirigem. Portanto, a questão do ensino superior em Moçambique ainda merece ser discutida profundamente por meio da realização de conferências que girem em torno da análise dos recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis nas instituições.

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