Moçambola,
assim é carinhosamente designado o campeonato da primeira liga do Futebol
moçambicano. O seu término referente a edição 2015 está agendado para a tarde
do próximo domingo, 31 de Outubro do ano em curso. Nós os adeptos estamos todos
aguardando com enorme expectativa os derbies que vão envolver as formações de
Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, visto que, uma dessas equipas
infalivelmente tornar-se-á o campeão 2015 de Moçambola.
À respeito do moçambola, há muito por se dizer, desde o seu arranque tardio, presença da massa associativa nos campos, incidências que caracterizaram as 27 jornadas, o comportamento da arbitragem nas quatro linhas e por fim a quantidade e qualidade dos golos marcados.
De elogiar o nosso campeonato, pois o moçambola 2015 aparentou ter sido bem renhido. A excelente exibição de Maxaquene demonstrado nas 7 a 8 jornadas da primeira volta, mas mesmo assim, importa reportar que foi na penúltima jornada da segunda volta que a equipa conseguiu garantir a sua manutenção por meio de um empate sem golos. Assim porque os seus adversários (directos) também empataram e outros perderam.
O Costa do sol teve péssimo arranque nas primeiras 7 jornadas e hoje está para conquistar o campeonato, que maravilha! Quanto ao Desportivo de Maputo, nada a dizer para além de lamentar-se, um ano após à sua descida, volta a correr sérios riscos de descer da divisão pela segunda vez em menos de três anos. Enfim, são alguns dos episódios que de positivo e negativo teriam marcado o campeonato da primeira liga do futebol moçambicano no presente ano.
Porém, o assunto que me levou a dedicar noites a escrever esse texto tem a ver com o facto de, dois gigantes do futebol moçambicano cruzarem-se em caminhos diferentes para disputarem os três pontos que vão definir o campeão do ano, tratam-se do Ferroviário de Nampula VS Ferroviário de Maputo e Futebol Clube de Chibuto VS Costa do sol.
Fazendo uma ante-visão desses jogos, categoricamente, afirmo que o Ferroviário de Maputo já é campeão nacional de 2015, pois desloca-se ao Estádio 25 de Setembro de Nampula para defrontar o seu homólogo da mesma província. De frisar que, o Ferroviário de Maputo entra nesse embate com excesso de vantagens, pois precisa apenas de marcar um golo e não sofrer nenhum.
Quanto ao Costa do Sol, é imperioso que no mínimo golei o seu adversário por 7 bolas sem resposta. De recordar que, pela tradição, no reduto do Chibuto os canarinhos dificilmente alcançam a vitória.
Feita esta análise, não se pretende de forma alguma desencorajar-se aos jogadores, dirigentes, sócios, adeptos e simpatizantes de Costa do Sol para não sonhar com o título, apenas se está exprimir o sentimento de um adepto que há alguns anos vem acompanhando os acontecimentos que marcam o dia-a-dia do futebol moçambicano.
À equipa de Ferroviário de Maputo, não se deve tirar o mérito, até porque qualquer equipa que chega à uma final de futebol é digna de ser considerada heroína, mesmo que assim o tenha conseguido através da sorte.
Portanto, quer no Chibuto quer na Nampula o meu apelo é que haja um verdadeiro espectáculo de futebol tal como aconteceu aquando dos encontros que ditaram as partidas de Desportivo de Maputo e Costa do Sol no Estádio Nacional de Zimpeto (HENZ) assim como Ferroviário de Maputo e Liga Desportiva Muçulmana, só para citar alguns dos vários exemplos que podiam mencionar.